PERFIL COMPORTAMENTAL

PERFIL COMPORTAMENTAL

Considero como um dos passos primordiais para estar inserido no mercado de trabalho e ser um empreendedor de sucesso, quanto para o trabalho de Coach auxiliando no desenvolvimento de uma empresa ou de profissionais para crescerem e se desenvolverem da melhor forma possível o de compreender qual perfil comportamental ele está inserido.

No Instituto Nei Silva usamos uma ferramenta extraordinária de avaliação de perfil comportamental chamada “Assesment”. Desenvolvida no inicio dos anos 20 pelo psicólogo americano Willian Moulton Marston que tinha como objetivo compreender como o ser humano lida com o ambiente em que está inserido, bem como os motivos para que ele apresente determinadas reações.

Baseado nessa corrente de pensamento, a ferramenta do Coaching Assesment apresenta quatro perfis básicos e, ao mesmo tempo, distintos um dos outros. Dentro desses quatro perfis há várias combinações possíveis de predominância de diferentes níveis.

Esses perfis vão gerar personalidades singulares, índices e percepções de mundo diferentes que são medidos pelo sistema, o que reforça que cada pessoa é única, mas ainda assim pertencentes a um grupo.

São quatro perfis com uma nomenclatura fácil de ser lembrada, associada ao aspecto que onde sua classificação traduz sua principal característica, são elas: Comunicador; Planejador; Executor; Analista.

COMUNICADOR

O comunicador, em geral, é uma pessoa falante, extrovertida, ativa que não gosta da monotonia, mas com facilidade em se adaptar. Como o próprio nome já diz é uma pessoa com facilidade em se comunicar e tende a passar de um assunto para outro com rapidez. Trabalhos que envolvam movimentação e autonomia agradam mais esse perfil.

O comunicador precisa do contato interpessoal e um ambiente harmonioso, porém, não gosta de passar despercebido. É uma pessoa de fácil amizade e atua muito bem trabalhando em equipe, é vaidoso e admirador de sua projeção pessoal e social. Os comunicadores são criativos, possuem um sentimento artístico, apresentam rapidez e agilidade em suas atitudes.

Festivos, animados, descontraídos, gostam de viajar e passear, essas são algumas características do comunicador que os tornam mais sociáveis com pessoas do mesmo grupo. Devido à sua comunicação e alegria extrema, têm uma forte tendência a se tornarem líderes. Quando se consegue chamar a atenção do comunicador para explicar determinada tarefa, é necessário monitora-lo para que não perca o foco do objetivo.

Pontos fortes: Otimista, envolvente, comunicativo, trabalha em equipe, foco no prazer, intuitivo, persuasivo.

Pontos de melhoria: se desvia facilmente do objetivo, fala demasiadamente, age impulsivamente, emocionalmente imprevisível.

Diante de um feedback: Diante de um feedback negativo o profissional do perfil comunicador pode se colocar na posição de vítima, mesmo que tenha pontos a serem tratados e desenvolvidos. É importante estruturar bem as ideias e principalmente a fala quando for passar um feedback para um perfil comunicador. Passar a tratar um comunicador de forma diferente também é uma alternativa, pois ele se esforçará para reconquistar as atenções que tinha antes.

Executor

Esse perfil é caracterizado pela força de vontade, raciocínio lógico/dedutivo. O executor é uma pessoa ativa, otimista e dinâmica, com uma liderança nata. Com enorme disposição física, o perfil executor não se deixa abalar perante os riscos e desafios que aparecem no seu caminho.

É uma pessoa que tem autonomia e independência e que sabe se impor diante dos demais. Tem característica de líder, é autoconfiante, às vezes pode ser autoritário e um tanto quanto inflexível. Por acreditar no seu ponto de vista é uma pessoa que luta por suas ideias.

Como o próprio nome já diz, ele tem tendência de executar primeiro pra depois pensar em como fazer. É um perfil bastante indicado para tarefas rápidas que necessitem de iniciativa e determinação, desde que ninguém se coloque a sua frente, pois certamente será atropelado por esse perfil.

Pontos fortes: Assertivo, tem iniciativa, tem voz de comando, independente, competitivo, foca em resultados, autogerenciado, dita ordens.

Pontos de melhoria: Dominador, orgulhoso, incompassivo, pouca capacidade de análise.

Diante de um feedback: pessoas do perfil executor são movidas pelo desafio, ao dar um feedback para esse perfil é importante apontar os pontos de melhoria, mas também demonstrar que com os seus pontos fortes eles são capazes de conseguir superar os desafios e de superarem.

Planejador

O perfil planejador é caracterizado por pessoas calmas, tranquilas, prudentes e autocontroladas. São pessoas que já gostam da rotina e atuam em conformidade com as normas e regras estabelecidas; por estar acompanhada de pessoas mais ativas e dinâmicas faz com que esse perfil se sinta bem. Suas decisões são tomadas sem pressão e com bom senso, são flexíveis e seu caráter e ritmo são bastante disciplinados. Por serem pessoas pacientes, observadoras, passivas e com boa memória, agem com muita tranquilidade em situações de emergência, mas podem carecer de aptidões criativas.

Pessoas com esse perfil, em geral, são introvertidas e detentoras de uma tranquilidade singular, o que os torna pessoas de fácil relacionamento, mansas e bem equilibradas. Como profissional, ele planeja a melhor forma de executar uma tarefa antes de começar, e depois de iniciada ele seguirá por conta própria ate sua conclusão.

Pontos fortes: Metódico, paciente, tolerante, sensível, simpático, ama o belo, gosta de ajudar as pessoas.

Pontos de melhoria: Pessimista, preocupa-se excessivamente, tem atitudes de superioridade, opõem-se a mudanças.

Diante de um feedback: A individualidade é um ponto marcante no perfil planejador, em decorrência desse ponto é importante que ao dar um feedback sejam colocados pontos desafiadores que o motivarão a superar suas limitações.

Analista

O analista é o perfil conhecido pela característica dos gênios, são pessoas preocupadas, rígidas, porém calmas. Há uma tendência em serem pessoas caladas e retraídas, seu comportamento com as pessoas é discreto. A maior desvantagem desse perfil é ser pessimista, mas por serem mais sensíveis possuem maior habilidade artística.

Possui características como agilidade, inteligência e intelectualidade, habilidade com tarefas de improvisação rápida, prefere atuar com estimulo dos demais e, em geral, é o tipo de funcionário leal e comprometido com o trabalho. Gosta de surpreender, é sensível a críticas e magoa-se com facilidade, é uma pessoa intuitiva, curiosa e com inteligência verbal. Observa as oportunidades e apresenta soluções momentâneas para problemas urgentes.

Pontos fortes: Especialista, cuidadoso, reservado, habilidoso, ponderado, disciplinado, um planejador mais estratégico.

Pontos de melhoria: Crítico em excesso, pessimista, busca sempre a perfeição, preocupação excessiva com que os outros pensam dele.

Diante de um feedback: Um feedback mal elaborado tende a reforçar a tendência de autoavaliação negativa que o analista tem de si mesmo. Já uma boa devolutiva deve ser sempre construtiva e estimulante. Quando for necessária uma “bronca”, deve ser individual, e deve-se lembrar que os efeitos de uma repreensão são bastante duradouros nos analistas, e podem ficar remoendo frase por frase durante um longo período.

De forma mais simples, podemos classificar esses 4 perfis da seguinte forma:

  • Comunicador é o perfil influenciador.
  • Executor é o perfil comandante.
  • Planejador é o perfil protetor.
  • Analista é o perfil inventivo.

Esses perfis combinados entre si fazem com que surjam diferentes tipos de perfis, resultando em pessoas singulares, únicas e capazes de desenvolver atividades com maior produtividade por se sentirem úteis, encaixadas e pertencentes ao meio, por isso é tão importante saber em qual grupo/perfil você ou seus colaboradores se encaixam.  

Descrição de cada perfil

Alguns medos de cada perfil

Perfil Alguns Medos
    Executor   Medo de perder a posição;Medo do Fracasso;Medo de reconhecer que errou;Medo de perder a autonomia;  
      Comunicador   Medo de ficar sozinho;Medo de ser rejeitado;Medo de perder a qualidade de vida, deixando de fazer o que lhe dá prazer;  
      Planejador   Medo de mudança;Medo da opinião dos outros;Medo de se machucar nos relacionamentos;Medo de perder controle  
      Analista   Medo de não ter avaliado todas as possibilidades;Medo de confrontos;Medo do ridículo;Medo de não fazer com perfeição;  

Perfil e seus Pontos Fortes

Executor Comunicador Planejador Analista
  Assertivo; Independente; Competitivo; Focado; Gerenciador; Líder;     Otimista; Envolvente; Comunicativo; Influente; Intuitivo; Persuasivo;     Metódico; Paciente; Tolerante; Modesto; Sensível; Simpático; Solícito; Amável;     Especialista; Cuidadoso; Reservado; Habilidoso; Ponderado; Disciplinado; Estrategista;

Perfil e seus pontos a serem desenvolvidos

A definição pode ser subjetiva, mais na sua consideração pode ser usada para determinar a necessidade de estudo de se alguma dessas dificuldades é real se prejudica a equipe:

Executor Comunicador Planejador Analista
  Arrogante; Impaciente; Insensível; Intolerante; Prepotente; Orgulhoso; Competitivo     Volúvel; Indisciplinado; Desorganizado; Egocêntrico; Ingênuo; Exagerado; Procrastinador; Adaptável;       Desmotivado; Temeroso; Frio; Indeciso; Procrastinador; Introvertido; Receoso; Magoável;     Pessimista; Critico; Antissocial; Vingativo; Egoísta; Inflexível; Isolamento; Soberba; Convencimento; Teimosia;  

Relatório exemplo

(Analise individual)

Relatório exemplo

(Analise Grupo)