Saúde Mental

Equilíbrio emocional em 30 dias

Saúde mental no trabalho: por que é importante e como melhorar!

A saúde mental no trabalho tem preocupado gestores dos mais diversos ramos da indústria, comércio e serviços. E não é para menos, já que dados da Organização Mundial da Saúde indicam que a perda de produtividade gerada por depressão e ansiedade tem para a economia global um custo estimado de 1 trilhão de dólares por ano. Para o ano de 2020 a OMS indica que 10% da população mundial sofrerá com a ansiedade.

Considerando esse cenário, fica evidente o quanto é importante que as organizações desenvolvam programas e estratégias para melhorar o bem-estar no ambiente de trabalho. Mas para conseguir isso é necessário sair do senso-comum e pensar em ações realmente efetivas, tanto para a empresa, quanto para os colaboradores.

Pensando nisso desenvolvemos um programa completo de 4 semanas com atividades e meditações guiadas, sugestões para que possa colocar em prática no dia-a-dia.

Abaixo 8 benefícios para seguir no programa proposto até o final.

1. Maior capacidade de focoA pratica constante da meditação proporciona uma melhor concentração nos objetivos, com ela você aprende a reduzir ou eliminar os ruídos da mente. Uma mente livre trás melhor produtividade em qualidade e quantidade.

2. Autoconhecimento Meditar é uma atividade que contribui para aumentar o seu grau de conhecimento e autopercepção de si mesmo, nesse processo é possível você conhecer mais sobre seu corpo e seu espírito. Entender seu processo de aprendizagem em sua carreira é importante para utilizar corretamente as ferramentas que possui.

3. Impactos positivos na função cognitiva Estudos na área de neurologia observam mudanças positivas na função cognitiva de pessoas praticantes de meditação. A meditação contribui para o combate do envelhecimento das células cerebrais, também fortalece habilidades ligadas à função cognitiva como: Criatividade, memória, comunicação, capacidade de raciocínio, entre outros.

4. Redução de ansiedade e estresseCobranças no trabalho e uma sensação que há mais tarefas do que tempo para executá-las? Isso pode fazer com que você se sinta extremamente pressionado e estressado. A meditação entra nessa para subtrair a tensão

gerada por essa rotina de ritmo frenético, meditando você se torna mais calma e relaxado, que proporciona mais foco no presente do que no futuro.

5. Mais clareza para tomar decisõesDecisões assertivas é crucial para levar sua carreira até o ponto onde quer chegar, a forma em que as decisões ao seu redor são compreendidas e resolvidas favorece sua ascensão no mercado. Os adeptos a meditação conseguem tomar decisões mais interessantes para seu futuro, assim agindo mais por certezas e menos por impulsos.

6. Sensação de bem-estarVocê se sente cansado o tempo todo? O acúmulo de questões pessoais e profissionais pode acarretar cansaço e mau humor, o papel da meditação é proporcionar uma sensação prolongada de bem-estar, ressaltando o sentimento positivo. Com o espirito positivo, se torna simples entender, mas satisfatoriamente as exigências profissionais.   

7. Aumento da qualidade de vidaUma das consequências da meditação com frequência é a consciência de adotar um estilo de vida mais saudável. Para a carreira é fundamental ter uma boa saúde e estar sempre pleno para fazer boas escolhas!

8. Tempo só para vocêNas horas de folga pode acontecer de você descuidar de ter um tempo só para si, de atenção para a sua família e isso faz com que não se fique ouvindo apenas seus próprios pensamentos. A meditação cria um momento em que você foca somente em prestar atenção em seus sentimentos e desejos. Meditar pode contribuir para encontrar respostas para seus questionamentos profissionais.